sexta-feira, 1 de outubro de 2010

É neste DOMINGO


Neste domingo, dia 3 de outubro, mais uma vez nós, brasileiros, iremos às urnas para escolher nossos próximos governantes.

Neste ano iremos eleger Presidente, Governador, Senadores, Deputado Federal e Deputado Estadual. Além de conhecer bem a vida política de cada um dos candidatos para os quais iremos votar, é importante saber também quais são as atribuições de cada cargo.

Mas e você, sabe quais são as funções de cada um desses cargos que iremos eleger? Veja abaixo quais são elas:

Presidente: Nomeia os ministros que vão cuidar de assuntos estratégicos. Ele cuida da relação do Brasil com outros países, movimentando a economia e divulgando a imagem do país no exterior. Ele também faz as leis aprovadas no Congresso se transformarem em benefícios para a população.

Governador: É chefe do Poder Executivo no estado, comanda a segurança e nomeia secretários. Ele faz as leia aprovadas na Assembleia se transformarem em benefícios para a população e administra os investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam por igual.

Senador: Fiscaliza o Presidente, o vice e os ministros e ajuda a decidir sobre o orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Ele elabora leis que trazem benefícios para os eleitores do seu estado e toma decisões importantes sobre acordos internacionais.

Deputado Estadual: Fiscaliza o Governador, o vice e os secretários e ajuda a elaborar o orçamento estadual. Ele propõe leis de interesse estadual que se transformam em benefícios para a população.

Deputado Federal: Tem as mesmas funções do Deputado Estadual, só que a nível federal.

Agora que você já conhece quais são as atribuições de cada cargo a ser eleito, use bem a cabeça e vote consciente. Só assim, escolhendo os candidatos corretos e honestos, é que teremos um Brasil desenvolvido, digno de orgulho, em que valha a pena viver.

E não se esqueça: por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) não é mais necessário a apresentação do título eleitoral na hora da votação. Diferente do que antes havia sido determinado, o eleitor poderá votar somente com um documento oficial com foto. O título é importante para saber qual a seção eleitoral, porém não será autorizado votar somente com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário