sábado, 9 de outubro de 2010

Brincadeiras de CRIANÇA

"A criança que não brinca não é feliz. Ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração" - Ivan Cruz, artista plástico


Está chegando o dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Imagino que neste dia uma nostalgia deva acometer vários adultos, pelo menos é o que acontece comigo. Me vem uma saudade do tempo que minha preocupação era escolher com qual boneca brincar, escolher o melhor jogo de tabuleiro, qual o melhor lugar para riscar a amarelinha.

Um tempo bom que não volta mais, tempo esse em que eu podia ser tudo, médica, professora, motorista. Até mãe eu era, e de vários filhos rs. 

Hoje, vendo esse mundo que a cada dia mergulha mais e mais na tecnologia, percebo que a infância de antigamente era bem mais prazerosa. As crianças não perdiam horas a fio na frente do computador e da televisão, trancadas dentro de casa. Elas eram livres, soltas. As brincadeiras eram bem mais divertidas do que estes jogos eletrônicos, que nos dias atuais prendem a atenção da garotada.

Esconde-esconde, pega-pega, rouba bandeira, bets, bolinha de gude, carrinho de rolimã, peão, soltar pipa, pular corda, queimada, cantigas de roda... essa era a diversão nas décadas de 80 e 90, época em que eu e a maioria dos meus amigos éramos crianças. Ô época boa essa! Que falta faz um túnel do tempo... Hoje só se vê brinquedos eletrônicos, cheios de peças, bonecas que falam e se mexem. Não é mais como antes, quando um simples bloco de montar já garantia a alegria de meninos e meninas.

Além desse avanço da tecnologia, num mundo em que as crianças já nascem segurando um mouse ou um controle de vídeo game, tem também um fator que contribui para que essas bricadeiras fiquem esquecidas: a violência. Elas acabam se tornando vítimas desse mal, fazendo com que seja quase impossível vê-las brincando nas ruas da cidade, como a garotada de antigamente se divertia.

Mas enfim, com brincadeiras antigas ou atuais, o importante mesmo é mantermos viva a criança que existe dentro de cada um de nós. Brinque, sorria, se divirta. Seja livre, viaje através da sua imaginação, voe sem sair do lugar, sem medo de ser feliz, sem medo de fazer alguém feliz. Seja sempre criança!

E vocês, do que mais gostavam de brincar na infância? Me contem, gostaria de saber o que mais divertia os meus amigos quando eles eram crianças.

Abaixo vocês podem assistir ao vídeo que mostra telas do artista plástico Ivan Cruz, que retratam as brincadeiras de crianças de antigamente. Seu objetivo é resgatar o lúdico, a imaginação, a inocência e pureza da criança.


E deixo também aqui uma música para vocês. O nome dela é "Brincadeiras de Criança", do álbum "É só pena que voa", e é cantada por Anastácia.

"Ah meu Deus, se eu pudesse ser criança outra vez"



4 comentários:

  1. Dani, realmente dá muita saudades do tempo de infância. Se pudesse, ficaria sempre com meus 8 anos.

    Mas crescemos =(

    Ah, minhas brincadeiras prediletas eram queimada, bet, esconde esconde, pega pega. Ah, era muita diversão, rss.

    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rafa, é um tempo bom que não volta mais né. Como era bom ser criança rs.
    Bjs pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. ser criança é muito bom, não há preocupações a não ser raspar a tigela da batedeira que a mãe faz bolo, comer brigadeiro de colher, achar que tudo é bonito e possível, achar bichos nas nuvens...
    Mas quando vamos crescendo, está mágica vai acabando. Mas nunca é tarde para resgatarmos nossa criança interior..
    Sucesso pra ti Dani.. sou seu fã e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu amigo Fernandes, naquele tempo eram boas as nossas preocupações né rsrs.
    Bjs pra vc!

    ResponderExcluir