terça-feira, 21 de setembro de 2010

Conscietização no TRÂNSITO

Dos dias 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional do Trânsito. Em São Roque, interior de SP, um evento está sendo realizado pela Divisão de Trânsito, com o apoio da Polícia Militar e da Viaoeste, e tem como tema "Cinto de Segurança e Cadeirinha".

O objetivo da ação é alertar a população quanto à correta utilização desses equipamentos, além de conscietizá-la em relação à cooperação, tolerância, respeito, gentileza e obediência às leis de trânsito.

Uma tenda está montada na Praça da Matriz e durante a semana, das 9h às 17h, as pessoas podem obter informações com agentes de trânsito sobre as novas regras do uso da cadeirinha e do cinto de segurança.

No local também foi montado um circuito, no qual as crianças podem, através da utilização de velocípedes, aprender mais sobre as leis de trânsito.

Lei da Cadeirinha

No dia 1 de setembro entrou em vigor a lei que obriga o uso de cadeiras especiais para transporte de crianças com até sete anos de idade, em veículos particulares.

A Resolução 277, aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina o uso obrigatório do acessório de acordo com cada faixa etária. Bebês com até doze meses devem ser transportados no equipamento conhecido como "bebê conforto". As crianças com idade entre um e quatro anos devem ser colocadas na cadeirinha. Já as de quatro a sete anos precisam utilizar o assento de elevação. As crianças maiores de sete anos devem ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança de três pontos.

A multa para quem infrigir a lei é de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até que a situação seja normalizada.

P.S.: Ficarei devendo uma foto do evento para vocês. Sempre ando com a minha máquina fotográfica, mas justamente hoje estava sem ela. =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário