sábado, 18 de setembro de 2010

Profeta GENTILEZA

"Por isso eu pergunto, a você no mundo, se é mais inteligente, o livro ou a sabedoria. O mundo é uma escola, a vida é o circo, amor palavra que liberta, já dizia o Profeta"

Vocês já ouviram falar do Profeta Gentileza? Vou contar neste post a história desse homem que deixou sua marca na cidade do Rio de Janeiro e em muitas pessoas que passaram pela vida dele.

Era início dos anos 60, na cidade de Niterói, quando um incêndio acabou com um circo, vitimando centenas de pessoas. Esse incidente, considerado uma das maiores fatalidades do mundo circense, marcou a vida de José Datrino, um empresário do ramo de transporte, que alegava ouvir vozes pedindo a ele que abandonasse o mundo material e se dedicasse apenas ao espiritual. Isso fez com que José largasse a família e se tornasse um andarilho. Nascia então o Profeta Gentileza, que com uma túnica branca e uma longa barba, percorria as cidades do Rio de Janeiro e Niterói fazendo pregações e levando às pessoas palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo.


O Profeta marcou sua trajetória na cidade do Rio de Janeiro pintando nas pilastras do Viaduto do Caju (desde do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio) mensagens de paz, amor e gentileza. As pinturas, todas em verde e amarelo, foram feitas de forma estratégica, de modo com que as pessoas que passassem de ônibus pelo local pudessem ver.

Após a morte de Gentileza, com o passar dos anos as inscrições feitas por ele foram danificadas por pichadores e mais tarde cobertas com tinta cinza. Esse ato revoltou a população, que com a ajuda da prefeitura do Rio de Janeiro organizou um projeto chamado Rio com Gentileza, com o intuito de restaurar os murais da pilastra. Hoje a obra é considerada patrimônio urbano carioca.

Abaixo vocês podem assistir ao vídeo em que a cantora Marisa Monte faz uma homenagem ao Profeta Gentileza. A canção incentiva os valores pregados por ele e retrata os danos ocorridos contra os murais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário