quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"O medíocre discute PESSOAS. O comum discute FATOS. O sábio discute IDEIAS."

POR FABIO MONTEIRO

Esse provérbio chinês nos faz pensar sobre a nossa existência, sobre as nossas relações e consequentemente, sobre a evolução e o futuro da raça humana. Digo futuro, pois ainda me resta alguma esperança, apesar do ser humano.

A cada dia, percebemos que a ignorância, a desinformação e a inveja gratuitas, avançam na velocidade do som rumo a contaminação da alma e dos corações humanos. Não é possível que diante de uma vida que pulsa num ritmo ensandecido e que nos cobra tanto conhecimento e pesquisa sobre diversos assuntos ainda haja pessoas que tenham tempo para preocupar-se com a vida alheia.

Acredito que isto se deva a falta de objetivos. Pois, segundo o sábio Lourival Santos “sem objetivo, as tuas forças não sabem para onde ir e se enfraquecem. Com objetivo, elas afloram, e chegas à plenitude, ao equilíbrio, à felicidade”. Não lhe parece oportuna essa frase? Quando não se tem objetivo gasta-se energia com qualquer coisa. É preciso notar que quanto maior teu empenho mais rápido vai atingir seu objetivo.

Gostaria tanto que essas palavras atingissem o coração de todas as pessoas invejosas, infelizes e que encontram a satisfação no insucesso alheio. Repense e veja que viver é tão lindo, que não vale a pena desperdiçar energia por um fim tão vil.

No dia a dia, presenciamos situações grotescas de imbecilidade e falta de amor. Aliás, amor é uma das palavras mais importantes da vida e que quase sempre nos passa despercebida. Passou despercebida por mim durante algum tempo. Uns dizem que a fé remove montanhas, mas sinceramente, eu acredito que somente o amor é capaz de mover qualquer montanha. Fé sem amor não existe.

Vamos torcer pelo sucesso do outro, pela felicidade do outro, pois só assim, vamos conseguir a tão sonhada paz interior. Somente por ações que beneficie o seu semelhante é que podemos crescer e entender o quanto é importante se doar ao outro e o quanto isso faz bem.

Alguns mais descuidados podem afirmar que isso é uma idiotice. Doar-se ao outro? Que coisa mais nada a ver. Afirmação muito comum entre os medíocres. Pois eles não sabem o que é isso. Eles não conhecem o bem, a luz, a transparência.

Portanto, que essas palavras possam atingir o coração daqueles que ainda não entenderam a beleza da vida e a infinitude do amor. Felicidades e muito amor a todos que tiverem acesso a essas palavras.

Fabio Monteiro é formado em Direito e Jornalismo. Foi repórter da Rede TV!, em São Paulo, e da Rede Record, em Cuiabá. Atualmente é apresentador e repórter do SP Record, em Rio Preto.
Acessem http://www.fabioemonteiro.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário