sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma arma chamada CEROL

Vou começar este blog falando sobre um assunto que infelizmente se tornou corriqueiro: a morte de motoqueiros devido ao uso de linhas de pipa com cerol (mistura feita com vidro e cola). Mais um caso foi registrado, desta vez na cidade de São José do Rio Preto, interior de SP. A vítima foi André Pietro, um rapaz de 30 anos, que estava a caminho da casa dos pais, que o esperavam para jantar. O jovem, que foi surpreendido por uma linha de pipa que atingiu o seu pescoço, perdeu o controle da moto e caiu. O impacto da queda fez com que André fosse arrastado, juntamente com a moto, por 20 metros. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Até quando vamos ser obrigados a ver cenas como essa, que se tornam cada vez mais constantes? Até quando a irresponsabilidade de algumas pessoas vai continuar levando pessoas honestas e trabalhadoras à morte?

Uma portaria do juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Osni Assis Pereira, prevê que todo menor de 12 anos de idade, que seja flagrado soltando pipa com cerol, seja detido e encaminhado para a delegacia. Os pais serão responsabilizados pela atitude dos menores com multa que varia de 120 a 800 reais, podendo até perder a guarda do filho.

Mas será que essa medida será suficiente para acabar com essa imprudência? E os adolescentes maiores de 12 anos que também vivem soltando pipas utilizando cerol, como ficam? Para eles não há punição? Jovens que, mesmo sabendo que esta mistura é uma arma, e como tal pode ferir e matar, continuam sendo irresponsáveis e, consequentemente, responsáveis por tirar a vida dos motoqueiros, destruindo lares.

Não é preciso que crianças e jovens abram mão dessa tão antiga e gostosa brincadeira (eu mesma já empinei muita pipa durante a minha infância). Mas que isso se faça com prudência, sem cerol e em um campo aberto, longe dos fios elétricos. Isso, assim sendo feito, além de acabar com acidentes como esse ocorrido em Rio Preto, preservará a vida deles próprios e provará que empinar pipa pode sim ser um passatempo saudável e inofensível.

                http://www.redebomdia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário